Mulher de coragem, mas acima de tudo, Sábia !




No livro de Juízes 4, registra um cenário de guerra entre Canaã e Israel, por vinte anos os Israelitas foram oprimidos . O comandante do exército inimigo, Sísera tinha reputação como alguém invencível, mas dentro daquele cenário de guerra no meio do caos tinha uma mulher que hoje vai servir de aprendizado.

Essa mulher chamada “Jael”. Ela ouvia falar sobre o Deus de Israel e começou a crê Nele. Quem era Jael? Esposa de Héber (que tinha aliança com Sísera), líder do clã dos midianitas, juntamente com seu esposo fazia parte de uma tribo de seminômades . O trabalho dela era armar tenda e manter a tenda firme.

Deus já tinha revelado a Débora a profetiza (Juízes 4:9) que através das mãos de uma mulher o Senhor entregará Sísera. Observamos que era o propósito de Deus e aqui fica a pergunta, estamos dispostas viver para o propósito de Deus?

Jael destacou pela sua coragem e ousadia e muito mais pela sua sabedoria! Atributos que fizeram com que ela seja considerada por muitos como uma mulher heroína.

Vamos observar alguns pontos na atitude de Jael. Sísera achou que por conhecer Héber , ali teria refúgio mas naquela tenda havia uma mulher sábia. Ela não era uma mulher violenta, porém ela sabia quem ali tinha entrado,ela estava pronta para ser usada por Deus.

Observe que Jael tinha um plano e tinha uma estratégia para executa-lo .Ela foi corajosa ao convida-lo para entrar, ao entrar ela seguiu passo a passo do plano. Não adianta apenas ser corajosa, tem que ser sábia, seguir com atenção o plano, seguir a direção que Deus está dando, sim Deus dá direção , estratégia para aqueles que ouvem e obedecem a sua voz.

Não adianta ser só corajosa ou só sábia, aqui os dois atributos eram perceptível na vida dessa mulher. A coragem pode nos fazer agir de forma impetuosa mas na hora errada, do mesmo jeito que podemos saber o que fazer , como fazer, porém não ter coragem de realizar. Após Sísera dormir ela tomou a estaca e o martelo e executou o seu plano, acertou o crânio do inimigo. Assim a profecia se cumpriu.

Jael foi corajosa, sábia mas também paciente, ela soube a hora de agir. Ela não aceitou acordo ,ela sabia dos acontecimentos, sabia da crise ,tinha consciência do estrago que o inimigo vinha causando.

Jael era uma mulher que vivia dentro de casa, trabalhava em casa ,um cotidiano de uma mulher “ comum” simples, mas lá dentro de sua casa Deus revelou um plano e estratégia para que por intermédio dela Israel tivesse vitória e nesse tempo de guerra espiritual, familiar , financeira enfim, tempo de crises, Deus quer revelar planos incríveis para pessoas “comuns” mas que estão na sua presença.

Mulheres que ouvem a voz de Deus dentro da sua casa,

Mulheres que temem a Deus. Mulheres dispostas a honrar, obedecer e seguir o plano.

Mulheres que tem percebido o agir do inimigo, mas estão determinadas não habitar com ele, “ “na minha casa não”, aqui você não terá vitória, aqui você não vai permanecer.”

Mulheres sensíveis a voz de Deus!

Alguém tem falado: “ É tempo de crises o mundo todo esta passando por isso” sim crises externas destruindo tudo, mas aqui dentro do meu lar essa crise não terá poder de destruição, porque tem “Jael” com um plano dado por Deus.

Tem “Jael” com sabedoria, coragem para executar .

Vale lembrar que as ferramentas a serem usadas nessa guerra, aos olhos do mundo , podem ser simples demais, mas sabemos do poder eficaz delas. O martelo aponta para a palavra de Deus( Jeremias 23:29) “ Não é a minha palavra fogo diz o Senhor e martelo que esmiúça a penha?” A estaca aponta para a fé, coragem, ventos fortes não arrancam lares com estacas firmes. Além disso ela tinha um alvo, acertar a cabeça do inimigo, cortar o mal pela raíz .

Portanto amadas irmãs, vamos seguir o conselho do apóstolo Paulo( Efésios 6:12 ao 18),nos revestir de toda armadura de Deus, o inimigo pode até entrar na nossa casa mas ele não vai permanecer lá, pois o Senhor já está dando estratégia de guerra.

Acredite Deus tem um propósito por intermédio de você em meio essa crise para salvar a sua casa .

Seja como Jael, mulher de coragem, pronta ,ousada, decidida, mas acima de tudo isso, mulher sábia!

Um abraço carinhoso e desejo que você está disposta viver o propósito de Deus para sua vida nesse tempo!

Erilany Allied