Olá queridos irmãos, a paz do Senhor.
A Partir de agora estaremos sempre com vocês nessa coluna falando de família, analisando temas variados dessa maravilhosa instituição , e nessa primeira participação apresento salmos 128 que revela a vontade do Senhor para aquele que o teme.
1-Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos.
2-Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem.
3-A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como
plantas de oliveira à roda da tua mesa.
4-Eis que assim será abençoado o homem que teme ao Senhor.
5-O Senhor te abençoará desde Sião, e tu verás o bem de Jerusalém em todos os dias da tua vida.
6-E verás os filhos de teus filhos, e a paz sobre Israel.
A bem aventurança do versículo primeiro é detalhada nos versículos seguintes , o pão de cada dia na mesa daquele que teme ao senhor é fruto do trabalho honesto, digno e recebido com contentamento e a benção de Deus.
No versículo 3 a esposa é vista como videira frutífera ela é símbolo de fertilidade e alegria.
Em Israel casais com muitos filhos eram tidos como abençoados de Deus, os filhos serão como plantas de oliveira a roda da mesa , outra analogia importante pois a oliveira representa longevidade e vitalidade que aliás são vistos nos versículos 4,5 e 6.
No contexto da tradição judaica os frutos da videira e da olivera sempre tiveram presença de destaque, e não é por acaso que o salmista faz esta comparação.
Esta é a forma de como Deus deseja abençoar a família, frutificando-a ,prosperando-a ,mais isso só será alcançado se nos inserirmos no versículo primeiro do salmos 128 “bem aventurado é aquele que teme ao senhor e anda nos teus caminhos”.Só o temor de Deus pode tornar possível , tão maravilhosas promessas para a família.
Conto com sua participação nesta coluna com comentários e perguntas no nosso encontro quinzenal,na paz de Cristo.
Pr. Angelo Fernandes