Empreendedorismo e Liderança na Vida Cristã




Expresso minha alegria e satisfação em contribuir com o conteúdo deste canal de comunicação, dando glória ao nosso Senhor Jesus, pela oportunidade. Espero que possa trazer algo relevante e proveitoso para a edificação espiritual e encorajamento pessoal dos leitores, especialmente, jovens da amada Igreja de Cristo, bem como a todos quanto dedicarem um minuto de seu tempo para a leitura dos artigos publicados nesta coluna.

Sabemos quão grande são os desafios enfrentados pelos jovens, desde a busca por formação secular de qualidade, capacitação profissional, encontro de boas oportunidades de trabalho até o alcance da tão almejada estabilidade financeira. Desafios ainda maiores, quando no coração do homem encontra-se plantado o desejo de servir fielmente ao Senhor.

Atualmente, não são raras as oportunidades de trabalho em que muitas vezes nos deparamos com “compromissos ideológicos” que não condizem com nossos princípios cristãos. Como o mundo está em decadência moral, quaisquer negativas em assumir tais compromissos, geralmente, não são bem vistas pela empresa ou pela sociedade.

O que fazer neste momento? Como driblar as armadilhas postas pelo perturbador que tenta, incessantemente, constranger e intimidar o crente fiel, diante deste mundo?

Posso afirmar que os maiores exemplos de liderança e empreendedorismo estão contidos na Bíblia e dela poderemos tirar muitas lições, para enfrentar estes desafios. Observemos o exemplo de Daniel (Dn 1.1-8). Leia o texto bíblico e note quantos requisitos o rei Nabucodonosor impôs para a seleção dos servos que trabalhariam no palácio: “todos eles deviam ter boa aparência e não ter nenhum defeito físico; deviam ser inteligentes, instruídos, ser capazes de servir no palácio e precisariam aprender a língua e estudar os escritos dos babilônios. ”

Já seria bastante difícil para qualquer jovem cumprir todas essas qualificações exigidas e obter êxito em sua função. Daniel dificultou ainda mais: ele propôs em seu coração, não se contaminar com as iguarias do rei, em oposição a uma ordem real, sobre a alimentação servida, aos servos, no palácio. Entretanto, sobre este propósito Deus o honrou.

Veja quão grandes lições Daniel nos traz para a vida secular, profissional e cristã. Daniel mostra-nos: firmeza de carácter moral e espiritual, clareza de propósito e objetivo, humildade, bom relacionamento com Aspenaz (chefe dos oficiais da corte), habilidade na gestão de conflitos, influência benéfica, obediência a Deus e tantas outras. Medite na riqueza deste exemplo!

Diante da sinceridade de Daniel, observe quão grandes coisas Deus nos revelou por intermédio deste jovem, especialmente para este tempo e o porvir. Glória a Deus pois um dia conheceremos este valoroso jovem! O exemplo de Daniel é capaz de encorajar-nos a enfrentar qualquer desafio profissional, pessoal e cristão.

Daniel é apenas um dos milhares de exemplos registrados na Bíblia. Pela Graça do Senhor e orientação do Espírito Santo que é, em todos os momentos, nosso companheiro fiél e conselheiro infalível,

propomos apresentar nesta coluna, atualidades relacionadas ao tema central, com ilustrações, testemunho ou por meio de exemplos reais e espirituais tirados da Bíblia. Entre os assuntos a serem comentados o leitor encontrará:

· Empreendedorismo

· Práticas de gestão

· Habilidades e Competências para o exercício da liderança

· Liderança situacional

· Toma de Decisão

· Formação e Liderança de Equipes

· Capacitação

· Habilidades e Competências profissionais

· Desenvolvimento Pessoal

· Autodisciplina e Comportamento

· Planejamento a longo prazo

· Alinhamento de propósito, metas e objetivos

· Administração de conflitos

· Comunicação

· Relacionamento

· Mordomia e administração

· Poder e influência

· Organização de processos

· Qualidade e Excelência

· Tecnologia

· Desafios para as próximas décadas

A cada semana apresentaremos um novo artigo sobre os temas citados. A abordagem será sempre dentro dos princípios cristãos e referenciada na Bíblia que a Palavra de Deus e nosso guia inseparável. Mas, o conteúdo apresentado, terá sempre cunho profissional, conforme o que já apresentamos profissionalmente em nossa atividade secular. Nosso propósito é mostrar que em matéria de “melhores práticas” de Empreendedorismo e Liderança, a Bíblia é sempre o manual mais atualizado e infalível.

Na medida do possível seguiremos a ordem informada acima. Caso o leitor tenha algum interesse específico, dentro destes temas ou relacionados a eles, nos colocamos a disposição para comentar as sugestões enviadas no e-mail informado no rodapé.

Que a Graça e a Paz de nosso Senhor Jesus Cristo estejam com todos.

Sua irmã em Cristo

Simone da Silva