E o Senhor lembrou se dela




A paz do Senhor queridos leitores!

Tivemos uma sequência de reflexão falando sobre Deus e as nossas emoções , e por falar nelas , como fomos edificadas! Pra quem não acompanhou convido fazer isso já.

Falar de emoções pode ser algo simples , porém conviver com elas , compreender, ter resposta para elas , não !

Ainda bem que temos  alguém tão Soberano , Onipresente , Onisciente que sabe interpretar.

Emoções nos cercam quando desejamos conquistar, quando perdemos ,quando triunfamos vivemos cercados de emoções as vezes até a “flor da pele”. As mesmas , muitas vezes nos impele a pensar que Deus nos esqueceu e é indiferente ao que sentimos. Emoções que despertam em nós turbilhão de sentimentos entre eles o egoísmo, egocentrismo , a ponto de achar que estamos coberto de razão e tudo ao redor não importa.

Aqui fica o alerta, cuidado!

Atenção, não se  permita viver nesse contexto, mesmo que estes sentimentos nos permeiam ele  não pode ser permanente. Vamos a um exemplo bíblico.

1Samuel 1:9 final do verso o texto vai dizer: “ e o Senhor lembrou se dela.”

Ana rogava a Deus por um filho , mas vamos lembrar que Ana estava cercada de emoções fortíssimas, a dor , a vergonha de não gerar, pois naquela época era vergonhoso ser estéril e não obstante o deboche , a irritação que Penina causava nela. Já imaginou a situação de Ana?

Emoções que levou Ana pensar que Deus tinha esquecido dela , estava castigando , emoções que faziam Ana ficar sem comer e só chorar. Mas chega um momento que Ana toma uma atitude , mesmo carregada de emoções e conflitos , o texto vai dizer que ela levantou e foi ao templo e amargurada de alma , sim , mesmo na sua angústia , ela orou ao Senhor, e votou um voto e perseverou ela em orar. Entende a sequência de atitudes de Ana?

As nossas emoções nos trai, ( não compensa insistir, buscar , perseverar, tomar uma atitude….) E com isso perdemos tempo e oportunidade de alcançar vitórias e resultados prometido por Deus. Precisamos ser racionais e agir. O ato de “ levantar” , aponta para algo primordial : Ação!

Precisamos agir, mesmo sangrando , não compreendendo o que esta acontecendo.  Outra atitude importante foi “ orou ao  Senhor”. Precisamos de guardar esse contato com o nosso criador.  No calor de muitas emoções a flor da pele , tem levado alguém a  crê que não vale a pena orar, tem feito muitas pessoas retrocederem . Orar é falar com o Pai celestial só Ele compreende e  mais ainda se importa com as nossas necessidades e emoções. Portanto Ana descobriu o segredo e perseverou em orar, e quem assim faz alcança recompensa do Senhor. Vai chegar o tempo do Senhor lembrar de você.

Vamos refletir um pouco nessa expressão “ lembrou se o Senhor”.

Nós humanos lidamos com o ato de lembrar , lembranças de forma seletiva,  lembramos de quem nos deve , mas, não lembramos que devemos, lembramos de criticar e não de elogiar , lembramos de quem nos magoou mas não lembramos que ferimos também. Somos falhos quanto ao ato de lembrar. Mas para a nossa alegria Deus não tem esse comportamento , Ele nos tem vivos em sua memória e na palma da sua mão o tempo todo , inclusive na hora do famoso “ Silêncio de Deus” , sim nesse momento Ele ainda tem perfeita memória das nossas necessidades e emoções por elas geradas.

Mas você pode perguntar ; e a expressão então?

Traduzido do hebraico , o lembrar de Deus significa: “ É o momento de agir ou Deus começou agir” ou seja totalmente diferente do nosso dialeto.

Aleluias por isso!

Como afirmou o rei Salomão em Eclesiastes 3 “ Tudo tem o seu tempo certo e há tempo para todo o propósito debaixo do céu “ Sabe o que quer dizer? Vai chegar a hora de Deus agir, calma, controle suas emoções, não seja levado por elas, tenhamos domínio pois o nosso coração é enganoso.

Deus sabia da esterilidade que Ana sofria, do anseio em ser mãe, das emoções que isso gerava , mas chegaria a hora certa Dele agir por ela.

O texto vai dizer que após Ana ter adorado , depois de toda a sua entrega de alma, ela levantou e voltou para a sua casa e coabitou com seu esposo e gerou. Mas não foi simplesmente mais uma grávida a vencer a esterilidade e ter um filho.

Quando Deus age não nasce mais um sonho , nasce Samuel , o profeta, escolhido desde o ventre. E agora Ana vai afirmar : Ele será chamado Samuel porque o tenho pedido do Senhor, oh Glória!

Vou encerrar afirmando, Ele sabe o que pedimos, mas Ele sabe o que é melhor pra nós, Ele trará surpresas, algo bem maior.

Não sejamos enganados pelas emoções , guarde o seu coração.

 Sobre tudo o que deve guardar , guarda o seu coração ,pois dele procedem fontes de vidas. Provérbios 4:23

Te cuida mulher de Deus!

Deus abençoe!

Testemunho:

Deus sempre vai colocar alguém em nosso caminho para nos lembrar das suas promessas. Obrigada amiga e instrumento de Deus nessa terra. Em um dia muito “ cinza” carregada de emoções e difíceis turbulências, Deus te usou pra mim dizer essas palavras: E o Senhor lembrou se dela, e do Senhor o pedi. Após essas palavras o Espírito Santo gerou em mim essa reflexão que compartilho.

Amém

Erilany Allied