COMO LIDAR COM MINHAS EMOÇÕES?!




Cura Emocional (Restauração )

Descobrir a si mesmo é conhecer e experimentar o que restou das mais difíceis estações da vida; requer um grande esforço, afinal é um processo longo e doloroso: sentimentos complexos em meio ao caos, frustrações, decepções, escolhas más direcionadas nos afastam, muitas vezes, do propósito divino. Não se trata, apenas, de falar sobre o que fazemos, como agimos, ou reagimos aos nossos estímulos, mas de quem, literalmente, somos. 

O significado da palavra emoção, conforme o dicionário, é “mover-se para fora” ou afastar-se”. Uma das teses mais conhecidas é do psicólogo Robert Plutchik que distingue no ser humano 8 tipos de emoções: confiança, alegria, tristeza, medo, raiva, surpresa, aversão e antecipação. Nos últimos dias muitas coisas têm se alterado em nós, principalmente nossas reações aos confrontos emocionais, e, infelizmente, tem sido cada vez mais difícil lidar com os sentimentos produzidos pelas circunstâncias.

A Bíblia nos revela, entretanto, um grande consolo por meio da história de duas mulheres, Noemi e Rute: nora e sogra tiveram seus conflitos, a perca do cônjuge no tempo mais difícil, a busca pela sobrevivência em meio a fome, e por que não falarmos de medo? (Rute 1.3-5). Quanto desespero para dois corações já feridos! Talvez você, minha amiga leitora, enquanto acompanha essa matéria, se lembra que tem experimentado tudo isso em sua casa, da mesma forma ou até pior, porém, quero te dizer que Deus não perdeu o controle de sua vida. 

Essas mulheres, entregaram suas cicatrizes abertas a Deus e permitiram serem curadas por Ele, mesmo diante da vulnerabilidade, quem sabe dos olhos físicos, de não poderem ver um milagre; isso deu a elas a unção de resgate em Cristo, de modo que uma participasse da cura da outra, e, portanto, nos tornamos convictas da comunhão que há em Cristo Jesus que fortalece nossos corações quando a tormenta ecoa. Mulheres que foram condutoras do propósito de Deus, sobreviveram ao terror das dores, mantiveram o equilíbrio dado pelo Espírito Santo e puderam viver a consolação de Romanos de que todas as coisas, repito, TODAS AS COISAS cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Repare bem não será para algo simples, será para um PROPÓSITO. 

Inúmeras vezes temos dificuldade em entender isso: Não há PROPÓSITO SEM PROCESSO, e em toda a escritura bíblica encontraremos relatos que exemplificam essa mensagem. O processo é necessário, é o que nos trará a restauração por intermédio de Cristo e o que mais precisamos é nos reexaminar para nos equilibrar (SL 13.1-3). Quando o passado trouxer de volta os traumas, as desilusões, e as memórias dolorosas tentarem ressurgir tenha o escape necessário em Deus, Ele tem cura e restauração para sua alma aflita.

“Por que te abates, ó, minha alma? 
E te comoves, perdendo a calma?
Não tenhas medo, em Deus espera, 
porque bem cedo Jesus virá” (HC 193).

Tem Onipotência de Deus vindo aí!

Que a graça salvadora de Cristo alcance você, querida leitora.

Com Carinho,
Auriane S.